Entenda tudo sobre a guia de trânsito de armas e como conseguir a liberação

Uma grande dúvida das pessoas que fazem algum curso de tiro é se podem ou não transportar sua própria arma de fogo até o clube em que realiza a prática de tiro, visto que o porte de armas em território brasileiro é expressamente proibido, salvo para profissionais que necessitem desta ferramenta em suas atividades de trabalho, como seguranças, policiais e outros.

Isso acontece porque muitos ainda confundem o termo porte de armas com o chamado porte de trânsito, o que na verdade são termos totalmente distintos que possuem uma grande diferença nas permissões.

Se você é uma das pessoas que possuem esta dúvida, não deixe de ler este artigo para esclarecê-las e nunca mais errar o que é porte de arma de fogo e permissão para transporte de armas.

Diferença entre os termos porte de arma e transporte de armas

Esses termos apesar de possuírem significados e direitos totalmente diferentes ainda são bastante confundidos pelas pessoas.

Portar uma arma significa levar uma arma de fogo para as ruas sem o devido cuidado de desmuniciar a mesma, o que é expressamente proibido em território brasileiro conforme dita o Estatuto do Desarmamento.

Já o transporte de armas pode ser permitido em determinadas situações desde que o indivíduo siga os procedimentos indicados pela Polícia Federal.

Como fazer o transporte de armas?

Digamos que você conseguiu registrar a sua arma de fogo legalmente e deseja iniciar um curso de tiro, é possível levá-la consigo para o clube? Se sim, qual a maneira correta para evitar implicações judiciais?

Sim, você pode levá-la consigo desde que siga algumas recomendações para que o transporte não caracterize porte de arma.

Para fazer o transporte de armas é preciso levá-la desmuniciada e embalada de forma que não se possa fazer uso imediato da arma, o que evita riscos ao próprio indivíduo e a terceiros.

Outro ponto importante é que a permissão vale apenas para armas de porte (curtas), e possui prazo de validade além disso possui delimitação de local.

Para isso, quem estiver transportando a arma de fogo deve estar munido de alguns documentos como:

Documentação pessoal

Guia de trânsito de armas

Certificado de registro de armas

Como obter os documentos necessários para transporte de armas

A guia de trânsito de armas é um documento expedido pela Polícia Federal, e deve ser solicitada com pelo menos 10 dias de antecedência antes da data do transporte.

Para conseguir a guia de trânsito de armas é preciso:

Preencher o requerimento de guia de trânsito de armas, imprimi-lo e assina-lo

Especificar no requerimento motivo do transporte, data e endereços dos locais de origem e destino

Comparecer a uma unidade da PF para entrega de documentações

Levar documento pessoais e o certificado de registro de armas

Apresentar documento que comprove a regularidade do estande de tiro em que pratica

Última modificação em Quinta, 28 Novembro 2019 09:34

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search