Field Target: Saiba mais sobre a modalidade de tiro ao alvo praticada em meio a natureza

Você deve estar acostumado as linhas de tiro, ambiente fechado e miras de papel. Diferente disso, o field target, é uma modalidade de tiro ao alvo de precisão que simula uma caçada, geralmente praticada ao ar livre. A arma utilizada é a carabina de ar comprimido e o ambiente aberto, dá ainda mais realidade ao esporte.

Dificuldades do field target

Obstáculos naturais, como o sol e vento, além da dificuldade do ambiente, como árvores e mata por vezes mais fechada, inclinações e variações de terreno fazem com que os atletas ou praticantes de field target tenham maior domínio e conhecimento de posições de tiro, mira e regulagem da carabina utilizada.

Tipos de carabinas

Para a prática de field target, pode-se usar ambos calibres, 4,5mm e 5,5mm. No mercado nacional, as carabinas das marcas GAMO e CBC são as mais utilizadas pelos praticantes, podendo ser qualquer modelo, é só escolher a modalidade que quer participa e se adequar.

As categorias do field target basicamente são divididas em: Springer(mola) ou PCP.

Mola: Todas as armas cuja propulsão ocorre por ação de mola(seja mola helicoidal ou o conhecido “Gaz Ran” ou Mola pneumática, independente de peculiaridades ou dispositivos complementares, desde que respeitando a limitação de 16 Joules para springers e 16 ou 40 Joules para as PCP`s, divididas em:

1 - Mira aberta

Fazendo uso único e exclusivamente de alça e massa de mira.

2 - Luneta

É permitido o uso de lunetas, tendo categoria com luneta de zoom menor que 9x e categoria com zoom ilimitado.

3 – Alvos

São alvos metálicos, geralmente em formas diversas e ou geométricas, onde temos o “face plate” e o “hitt zone”, quando o chumbo acerta o “face plate” o alvo fica imóvel e não e contado ponto, quando o atirador acerta o “hit zone” o alvo cai(desarma) e o atleta soma um ponto, e assim vai indo de posto em posto efetuando seus disparos até completar o percurso.

É uma das categorias que mais cresce no mundo, tendo campeonatos em vários países e um mundial muito forte.

No Brasil temos o Brasileiro pela CBTE, nosso campeonato Gaucho pela Federação Gaúcha de Caça e Tiro, e provas locais onde inclusive devido ao alto nível temos participação de atletas de nível mundial, tanto brasileiros quanto de países vizinhos como Uruguay.

Nossos atletas Gaúchos também participam de campeonatos internacionais e tem tido ótimos resultados, em Novembro de 2019 tivemos três atletas gaúchos participando do aberto no Uruguay, onde conquistaram, 1°, 2° e 5° lugares em suas categorias, além disso a campeã mundial na categoria feminino de 2019 é Brasileira.

Aberto internacional do Uruguay.

1° lugar PCP 16 joules – Atleta Thiago Longhini
3° Lugar Springer 16 joules – Atleta Geisson Andreoli
5°Lugar Springer 16 joules – Atleta Marco Gonçalves

Campeã Mundial na categoria Feminino springer 16 joules – Atleta Luciana Pereira da Silveira.

E você! esta esperando o que pra conhecer a modalidade? Uma modalidade para toda a família, informe-se.

Última modificação em Segunda, 17 Fevereiro 2020 11:46

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search