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Brasileiros praticam tiro esportivo para combater a ansiedade

Rotina atribulada, pressão no trabalho e grande quantidade de afazeres são alguns dos fatores que podem desencadear ansiedade em alguma pessoa. De forma geral, esse sentimento é natural em eventos inéditos ou importantes, como o nascimento de um filho, uma prova ou até mesmo uma entrevista de emprego. Se for persistente, difícil de controlar e perdurar por seis meses, pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Para combater esse estado, muitos investem em esportes estimulantes, como o tiro esportivo.

Alguns dos distúrbios de ansiedade podem ser amenizados ou controlados com a implementação de alguns hábitos. A atividade física, nesse âmbito, está no topo da lista. A prática desportiva, que alia gasto calórico com estratégia, é uma das possibilidades. Um dos recursos procurados pelos brasileiros são os jogos de airsoft, que simulam situações militares e de guerra. Embora seja confundido com paintball, a filosofia é diferente, já que os jogadores precisam se declarar atingidos e a pistola de airsoft não tem tinta.

Independentemente do grau de ansiedade, os profissionais da saúde indicam a prática de exercícios ou de esporte para aliviar o estresse e promover maior relaxamento de todas as partes do corpo. A atividade mental está conectada com aspectos físicos e vice-versa. O cérebro trabalha em conjunto com outros sistemas do nosso organismo, a fim de manter o funcionamento correto de todos os órgãos e também de equilibrá-los. Contribuindo, assim, para um menor nível de ansiedade e uma vida saudável.

Quando o indivíduo pratica alguma atividade, o organismo libera hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina, responsáveis por uma sensação de bem-estar geral. Para quem possui transtornos de ansiedade, portanto, é uma ferramenta útil para funcionar como complemento aos tratamentos regulares. São, na prática, oportunidades de relaxamento e satisfação individual. Por este motivo que o tiro esportivo, assim como outras práticas esportivas, é utilizado por brasileiros para diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

A alimentação também pode ter um forte impacto. Dependendo do tipo de alimento consumido, o combate ao estresse será intensificado ou restringido. Alguns exemplos de bons alimentos para potencializar os níveis de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) são óleos minerais, peixes, frutas cítricas, vegetais e carboidratos complexos.

Apesar de todos os benefícios, é fundamental que os exercícios sejam realizados como um complemento. A ansiedade patológica — aquela que decorre de um transtorno de ansiedade generalizado — deve ter acompanhamento médico ou psicológico.

Fonte: Planeta Folha

Última modificação em Segunda, 18 Novembro 2019 20:33

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